segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Cattleya Dowiana var. áurea








Floração em 12 de janeiro de 2015.
Origem: Orquidário Binot, Petrópolis - RJ - Brasil.
Aquisição: 05.02.2011

Em 22 de fevereiro de 2011 postei:

Esta raridade ganhei de presente, mais um desafio de cultivo e grande responsabilidade, principalmente por se tratar de espécie em extinção na natureza. 
Por isso ao longo dos próximos 12 meses vou aprender com ela suas manias e exigências, para quem sabe  receber em troca uma bela florada no verão de 2012.
Inicialmente já sei que ela gosta de muita luz, calor, alta umidade e detesta que suas raízes fiquem molhadas.
http://orquidariorecreio.blogspot.com.br/2011/02/cattleya-dowiana-var-aurea.html

Não foi tão fácil, como imaginei, o cultivo desta planta.

Ela inicialmente vegetava ao nível do mar, em 2013 foi transferido para clima de altitude 1.200 m, com adubação orgânica, luminosidade abundante e muita umidade.
Apesar de todas as condições vegetativas serem similares a seu habitat, ela necessitou de 04 anos para aclimatar e finalizar seu ciclo para uma nova florada.
O resultado foi a florada deste ano e retratada aqui no blog.

............................

A Cattleya dowiana é nativa da Costa Rica, é unifoliada e apresenta pseudobulbos com 12 cm de comprimento por 04 cm de diâmetro, costuma apresentar de 2 a 6 flores que são emitidas no ápice do pseudobulbo nos meses de março a maio, a flor apresenta pétalas e sépalas amarelas com raios vermelhos (discretos) e labelo vermelho com raias amarelas, sem os dois "olhos" característica da C. aurea (Colômbia).
Há muitas variedades descritas na literatura, mas todas já desaparecidas.
Podemos afirmar que é uma planta que já foi muito usada em cruzamentos, para se ter uma idéia, em 1946 já havia sido descrito seu uso em aproximadamente 400 cruzamentos pela lista de orquídeas híbridas do Sander.
Pelo que observei nas pesquisas, já deve está extinta no seu habitat natural, que era em uma área restrita a leste da montanha central na Costa Rica (lado Atlântico do País), próximo aos rios Reventoson, Pacuare, Chirripo, etc. a uma altitude de 1400 metros acima do nível do mar, em árvores altas e frequentemente exposta à luz solar direta, sendo a região muito úmida (75 a 85% de umidade relativa do ar) a temperatura varia de 24°C de maio a novembro e até 17°C  de dezembro a abril ( estações do ano e clima na América Central). "Clima Equatorial".
A Costa Rica deve ter o mesmo clima da Amazônia, muito quente, verão a maior parte do ano; e um período pequeno de inverno. (são só duas estações durante o ano). Mas no habitat natural da Cattleya Dowiana, é montanha e por isso as temperaturas são mais baixas.

2 comentários:

drk design disse...

Olá. Você saberia me indicar um orquidário onde eu posso adquirir essa cattleya? Obrigada

MGloriaM disse...

A Cattleya Dowiana da foto foi adquirida no orquidario Binot, mas acredito que poderia ser encontrada no Orquidário Emanuel ou 4 estações, ambos em São Paulo. No RJ faça contato com o Orquidário Florália.
Mais uma vez obrigada pela visita.