Considerada uma das espécies botânicas mais deslumbrantes de toda a natureza, a cymbidium é uma variação de orquídeas muito cultivada em vários países do mundo, inclusive no Brasil.
Descoberta em 1799 pelo botânico sueco Olof Peter Swartz o nome cymbidium é originado do grego que significa “em forma de barco” fazendo referência ao seu formato. Esta planta é nativamente encontrada em locais de altas altitudes que possuam clima temperado, como por exemplo, países de Ásia, América Central e Oceania.
A cymbidium pode sobreviver por muitos anos se conservada e cultivada da forma correta e condizente com suas necessidades. Veja agora como deve ser feita a plantação e a cultivação desta espécie de planta que certamente irá alegrar e harmonizar sua residência ou local de trabalho.
Materiais Necessários:
- · Vaso com furinhos no fundo;
- · Pratinho para vaso;
- · Adubo natural;
- · Terra preta;
- · Água;
- · Fertilizante natural;
- · Garfo de cozinha.
Como plantar: Para cada duas medidas de terra preta, acrescente uma de adubo natural e misture-os totalmente antes de colocar a muda da planta. Para facilitar na mistura, coloque a terra e o adubo dentro do vaso, faça a mistura com um garfo e finalize aplicando um pouco de fertilizante. Abra um buraco no centro do vaso de aproximadamente cinco centímetros, acrescente água e coloque a raiz da planta. Cubra com terra e adubo misturados e jogue, delicadamente, um copo de água na terra próxima á raiz, despejando por último, sobre a superfície, uma colher de fertilizante.
Cuidados e Cultivação
- Manter o vaso em local sombreado, longe dos raios solares diretos para não queimar e danificar as folhas da cymbidium. A planta deve ser mantida em uma temperatura entre 10°C á 15°C.
- Uma vez ao mês é necessário fazer a adubação da terra utilizada para a plantação da cymbidium. Isto pode ser feito de duas maneiras: Retirando a planta do vaso e colocando sua raiz em uma bacia com água ou aplicando uma mistura de fertilizante para orquídeas juntamente com água próximo á raiz da planta, dentro do vaso. Isso é importante para garantir o crescimento e o nascimento de novas flores de forma prolongada.
- Este tipo de planta floresce uma única vez ao ano, sendo necessário, após esta atividade, cortar as hastes das flores que estão próximas á base. No verão, o vaso com a cymbidium deve ficar em um local de meia-sombra, para que a quantidade de irradiação solar seja adequada e suficiente. Já em estações de chuva e frio a planta deve ficar dentro de um ambiente fresco e bem iluminado. Durante o inverno é recomendado regar a cymbidium apenas uma vez na semana e no verão duas vezes, com um bom espaço de tempo entre a primeira e a segunda regada. Estas dicas devem ser seguidas para que a cymbidium floresça mais de uma vez e viva por muitos anos, decorando e enchendo de beleza sua residência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário