terça-feira, 15 de abril de 2014

Comparettia coccinea

 
 



 
Planta de propriedade de MGloriaM
 
  
 Comparettia é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Poepp. & Endl. em Nova Genera ac Species Plantarum 1: 42 em 1836, ao descreverem a Comparettia falcata Poepp. & Endl., que é a espécie tipo do gênero. O nome é uma homenagem ao botânico italiano Andrea Comparetti.
Comparettia agrupa oito pequenas espécies epífitas, de crescimento cespitoso, que ocorrem do México ao sudeste brasileiro, normalmente crescendo em locais de muita luminosidade e pouca umidade, abaixo de 1500 metros de altitude. Somente a ocorrência de uma espécie foi registrada para o Brasil. Estas plantas, da mesma maneira que Ionopsis, desenvolvem-se muito bem em árvores de poucas folhas tais como cafeeiros, goiabeiras e laranjeiras.
 
São plantas de rizoma curto e pseudobulbos pequenos, com uma única folha coriácea aplanada, que à primeira vista lembram Trichocentrum ou Lophiaris. A inflorescência racemosa nasce da base do pseudobulbo, ereta ou levemente pêndula, e comporta poucas flores pequenas ou algo maiores, em regra concolores, alaranjadas, púrpura ou rosadas.
As flores apresentam sépalas laterais unidas formando esporão bifurcado longo e delgado. A sépalas dorsal e as pétalas são mais ou menos coniventes e tombadas sobre a coluna. O labelo é trilobado e possui dois prolongamentos aciculares na base, que ficam ocultos dentro esporão, a lâmina do labelo é muito mais comprida do que as pétalas e sépalas. A coluna, moderadamente longa, não tem asas, é achatada na altura do estigma, com espessamento calosiforme dorsal logo abaixo deste e grande antera apical.
 
RARIDADE:
O gênero Comparettia inclui cerca de 10 espécies, sendo que duas delas ocorrem no Brasil. Uma delas é Comparettia coccinea Lindl., uma espécie epífita que produz flores alaranjadas a avermelhas e apresentam um longo e recurvado cálcar na base do labelo. A espécie oferece néctar como recurso, que possivelmente seja coletado por beija-flores. Comparettia é mais um gênero que não havia sido incluído no nosso livro recentemente publicado "The family Orchidaceae in the Serra do Japi, São Paulo state, Brazil". A espécie foi encontrada vales úmidos e ao longo de riachos em matas mesofíticas semidecíduas. Com a descoberta de Comparettia coccinea sobe para 63 o número de gêneros que ocorrem na Serra do Japi.
 
Botânica
Jump to: navigation, search
Comparettia coccínea
Scientific classification
Kingdom:Plantae
(unranked):Angiosperms
(unranked):Monocots
Order:Asparagales
Family:Orchidaceae
Subfamily:Epidendroideae
Tribe:Cymbidieae
Subtribe:Oncidiinae
Alliance:Comparettia
Genus:Comparettia
Species:C. coccinea
Binomial name
Comparettia coccinea
Lindl. (1888)


 

 
 

Nenhum comentário: