quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cattleya labiata tipo









Foto e cultivo MGloriaM
Floração Abril/2014
Cattleya labiata é uma espécie que, no final do verão e princípio do outono, enfeita nossos orquidários com as suas flores. Além das belas flores, somos premiados com seu magnífico perfume que é exalado principalmente na parte da manhã.
Ele é tão característico que podemos chamar de "perfume das Cattleyas".
Espécie considerada "Rainha do Nordeste Brasileiro", foi classificada e descrita por John Lindley, em 1821.
Ela é considerada o protótipo de todas as Cattleyas do grupo das labiatas.
.............
A planta da foto é a mesma postada aqui em janeiro de 2012, quando estava sendo cultivada ao nível do mar, agora em clima de altitude floriu com 8 lindas flores. Se quizer comparar é só clicar aqui:

Morfologia da flor da Orquídea

A flor da orquídea é estruturada basicamente pelas sépalas e pétalas, ambas em número de três unidades cada. Existem, porém, outras partes, que estudaremos em um outro post. Por ora vamos nos ater apenas a estas partes.
Para facilitar o entendimento, segue abaixo um desenho esquematizado de uma flor de Cattleya demonstrando cada uma das partes acima descritas.
Desenho de uma flor de Cattleya
Desenho da flor de Cattleya

Como se pode observar, as sépalas são de formato mais estreito e alongado e tem por finalidade a proteção da flor quando ainda em botão. As sépalas são, na verdade, a camada mais superficial do botão da flor. Se observarmos um botão de orquídea, a primeira parte que veremos é exatamente as sépalas fechadas sobre os demais elementos que compõem a flor. No entanto, ao desabrochar elas são tão bonitas e coloridas quanto as pétalas.
Como dissemos, a flor é composta de três pétalas, sendo duas de formato mais parecido com as sépalas e uma terceira que se diferencia. Esta pétala, localizada na parte inferior da flor é a que se denomina labelo. É mais desenvolvida e normalmente mais colorida que as outras duas pétalas, podendo apresentar cores em degradê e mais pronunciadas, mais vivas, algumas com listras. Normalmente apresentam bordas franzidas, o que acaba por lhe dar ainda mais beleza.
E é esta parte da flor que a natureza caprichou para atrair os insetos para o seu interior e de lá, da parte mais profunda, colher o néctar. Ao sair do interior do labelo o inseto acaba por levar consigo o pólem que contribuirá para a polinização e por consequência a perpetuação da espécie.
Pois bem, as outras partes que formam a estrutura da flor da orquídea são a coluna, a antera e o estigma.
A coluna, que está situada na parte superior à superfície do labelo, sustenta a antera, que fica na sua parte de baixo.
A antera, por sua vez, é o órgão da planta respónsável pela produção do pólem.
O estigma é a parte da flor destinada a fixar o pólem quanda da polinização, já que é bastante viscosa.
As estruturas acima mencionadas são as responsáveis pela reprodução da planta, fenômeno que ocorre através da polinização.

Estrutura de uma flor de orquídea

Flor da orquídea_ morfologia
A ilustração ao lado demonstra de forma bem didática a estrutura de uma flor da orquídea e serve bem para orientar o conteúdo do presente estudo.

 Referência bibliográfica: http://orquidea.base33.net/duvidas/47-o-que-sao-as-orquídeas
Capturado em: http://orquidarios.wordpress.com/2011/06/14/flor-de-orquidea-ii/


Nenhum comentário: