Esse exemplar colocou espata em junho de 2010, em dezembro resolvi replantar pois, por ter sido um dos primeiros de meu cultivo estava com os bulbos e raízes do lado de fora do vaso.
Pelo visto foi um tratamento de choque, que resultou no crescimento de 1 botão e somente agora floriu. Não aconselho este tratamento.
Cultivo: vaso de barro, casca de pinus, carvão, dreno de brita "2" e um pouco de esfagno na borda do vaso (aumenta a umidade).
Adubação: Fertilizado quinzenalmente com fish fértil e trimestralmente com osmocote manutenção, quando lembro, uma vez por mês borrifo com 1 gota de superthrive diluido em 4 litros de água.
Luminosidade: recebe muita luz sem sol direto, apenas alguns raios no fim da tarde. No inverno sol direto na parte da tarde.
Regas: Duas vezes por semana e borrifos nas folhas diariamente pela manhã.
obs.: Não é um exemplar espetacular, mas se tratando do primeiro da minha lista, possui um "Q" especial.
Cattleya Intermédia
é uma espécie nativa dos estados do sul do Brasil - principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina - mas também ocorre no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Foi levada pela primeira vez para o Reino Unido em 1824, para o Jardim Botânico de Glasgow, na Escócia, pelo capitão Graham, do Royal Packet Service, a pedido de Harrison, morador do Rio de Janeiro. Foi registrada com o nome de Cattleya intermedia pois a sua flor tem um tamanho intermediário entre as Cattleyas.
A sua variabilidade de colorido e de forma é muito grande, existindo flores totalmente albas até rubras, de cor escura, passando por cores suaves, caeruleas (azul-celeste) e roxo-violetas.
No sul do Rio Grande do Sul esta espécie cresce principalmente na corticeira do banhado (Erithrina cristagalli), em banhados (pântanos cobertos de vegetação) ao longo da Lagoa dos Patos e até a reserva ecológica do Banhado do Taim, a pouco mais de 100 quilômetros da fronteira com o Uruguai. Ocorre também em figueiras, no chão arenoso, à beira da praia das lagoas, em rochas graníticas e em butiazeiros
A floração da Cattleya intermédia ocorre entre junho a outubro, mas quando bem cultivada pode florir em meados do verão, possui flores de tamanho médio entre 10 e 13 cm de acordo com a variedade e pode apresentar uma floração entre 2 a 9 flores por haste sendo que alguns exemplares depois de adultos podem chegar a floresce com até 13 ou mais flores.
Fixação da orquídea na árvore:
Para fixar a muda na árvore, acomodar em um tronco ou ramo, agregando musgo sobre as raízes e amarrando a muda com cordão de algodão.As raízes se prenderão ao ramo em pouco tempo.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cattleya_intermedia
http://carlabettoni.blogspot.com/2008/06/cattleya-intermdia.html
http://www.fazfacil.com.br/jardim/orquidea_cattleya_intermedia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário