quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PLANTIO DE ORQUÍDEAS EM ÁRVORES

Muito embora não possua árvores para cultivar as orquidáceas, achei bastante interessante esta dica da Professora Solange Menezes:

 A maioria das orquídeas vive grudada em troncos de árvores, mas não é parasita, pois ela vegeta sobre árvores, usando-as somente como suporte. Elas fixam suas raízes completamente expostas, recebendo total e ampla oxigenação, obtendo alimentos para sua nutrição através do ar, da chuva e de elementos orgânicos.


árvores indicadas
parte da árvore
orquídeas indicadas
material necessário
árvores não indicadas
Þ   cedro de casca rugosa
Þ   jacarandá mimoso
Þ   limoeiro
Þ   suinã
Þ   abacateiro
Þ   flamboian
Þ   galhos verticais


Þ   galhos horizontais


Þ   forquilhas
Þ   oncidium e dendrobiun

Þ   laelias e catleyas


Þ   miltonia e gomesa
Þ   fitilho,
Þ   barbante,
Þ   meia de seda,
Þ   fio de nylon,
Þ   ráfia,
Þ   xaxim desfi-brado ou esfagno.

eucalipto
goiabeira
pau-ferro
pinheiro e outras árvores que soltam a casca



Dicas importantes:
Þ   Escolher árvores que: perdem folhas no inverno; tenham bastante folhagem no verão; tenham galhos que recebem sol pela manhã; e com troncos com casca rugosa, que não soltem as cascas.
Þ   Não se esqueça - para plantar na árvore, deve-se acomodar a planta no tronco ou galhos da árvore, juntando um pouco de xaxim desfibrado por baixo da muda. O rizoma deve ficar bem junto ao tronco, os novos pseudobulbos devem ficar voltados para cima. Passar um barbante entre um pseudobulbo e outro, amarrando a planta na árvore de maneira firme, mas sem apertar demais. O broto deve ficar livre.
O fio usado deve ser retirado depois que as plantas estiverem bem enraizadas.

capturado em 17.11.10: Editoração Eletrônica: Solange Menezes (Curso Cultivar Para Preservar - As Orquídeas e Sua Relação Com o Meio Ambiente)

2 comentários:

Neide Law disse...

Glória, parabéns pelo blog. Adorei!
Vou providenciar uma muda de losna e nunca deixar faltar chá de losna para as meninas.
Beijão

Anônimo disse...

Olá. Eu li o post e queria comentar uma coisa: consegui colocar uma dendrobium nobile e uma cattleya numa goiabeira, aqui em Jacarepaguá. As raízes cresceram tão depressa que não houve sequer problema de soltarem. A Dendrobium já me deu flores por tres anos consecutivos (neste mes de setembro de 2011 está com 58 flores), e a Cattleya ainda demora um pouco mais, pq plantei ano passado e ainda não está "adulta". Muito bom blog. Um abraço. Fernando