sexta-feira, 19 de novembro de 2010

RECEITAS CASEIRAS PARA PREVENÇÃO E COMBATE DE PRAGAS E DOENÇAS

Para combater  pragas e doenças nas plantas podemos usar as receitinhas  do CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL de PREVIDÊNCIA/SP (CURSO CULTIVAR PARA PRESERVAR) * confira abaixo: 
RECEITAS CASEIRAS PARA PREVENÇÃO E COMBATE DE PRAGAS E DOENÇAS

MANDIOCA
Uma opção natural é a água resultante da lavagem da mandioca prensada sobre o substrato.
Nemanóides
CALDA DE SABÃO E ALHO
Amasse 3 dentes de alho e misture com uma colher de sopa de sabão de coco em raspas ou em pó. Dilua em 1 litro de água quente. Agite bem. Deixe esfriar. Coe e coloque no pulverizador. Borrife sobre os insetos. Se a infestação for grande, repita na semana seguinte. O produto pode ser armazenado por até dois dias. Controle: limpeza manual com algodão úmido e utilização de inimigos naturais (joaninhas). Quando a incidência é grande, pulverizar uma solução de óleo mineral ou óleo de nim.
Cochonilhas brancas ou com carapaça, pulgões

TINTURA DE FUMO
Base para calda de fumo (10 cm de fumo de corda picado). Colocar os pedaços em um vidro escuro. Acrescentar 1 litro de álcool. Tampar bem e deixar descansar por 7 dias em local com pouca luz. Coar em pano ou filtro de papel e guardar em frasco escuro e bem fechado, ao abrigo de luz e local fresco. Diluir 1 litro de tintura de fumo em 10 litros de água e pulverizar.
Preventivo contra insetos sugadores e mastigadores.
(pulgões)
CHÁ DE LOSNA
Coloque 30 g de folhas secas de losna em 1 litro de água. Ferva por 10 minutos. Esfriar. Coe em um pano, torcendo para extrair o princípio ativo.
USO: dilua essa quantidade em 10 litros de água e pulverize.
Lagartas e lesmas
ÓLEO MINIERAL OU VEGETAL
Tem cheiro forte e desagradável. Usar com moderação.
USO: Diluir (1) parte de óleo em 100 partes de água.
Ex. 1 ml de óleo:100 ml de água. Pulverizar sobre as plantas.
Cochonilhas com carrapaça, insetos-pragas e algumas doenças fungícas
CALDA DE FUMO + SABÃO
Ferver 100 mg de fumo de corda em 2 litros de água por 5 minutos. Esfriar. Coar esse preparado e misturar com 2 colheres (sopa) sabão de coco em pó. Acrescentar 2 litros de água. Misturar bem. Aplicar sobre as plantas atacadas.
Percevejos, besouros, pulgões, cochonilhas, Tripes
SULFATO DE COBRE

Diluir em 1 litro de água, 2 colheres (café) do sulfato. Pulverizar a cada 15 dias. Cuidados: Não aplicar em temperatura acima de 32ºC. Não aplicar em plantas com flor. Proteja folhas e rizomas.
Doenças fúngicas e bactérias
ÓLEO DE NIM
Extraído de uma árvore indiana. Encontrado em lojas agrícolas.
USO: Diluir 4 cc de óleo de Nim em 12 litro de água. Pulverize a planta.
Repelente de insetos e contra algumas doenças fúngicas e tentecoris
LEITE
Diluir 1 litro de leite cru em 4 litros de água e pulverizar.
Para recolher lesmas, embeber pedaços de panoem leite e colocar sobre a bancada, ao redor das plantas. Pela manhã, recolha as lesmas do pano.
Pulverizado, previne algumas pragas e doenças.
FUNGICIDA NATURAL

casca de cebola (1 prato fundo),casca de alho (1 prato fundo), canela em pó (1 pacote), 2 litros de água. Faça um chá e deixe em repouso por uma noite. No dia seguinte, coe e borrife nas plantas; não se esquecendo de borrifar as folhas por baixo. Fazer caldo forte de casca de cebola e aspergí-lo nas telas e madeiramentos de seu orquidário.
fungicida natural, além de espantar formigas reduz cochonilhas e pulgões


Idealizadores e Orientadores do Curso: Solange Menezes, Jô, Helena Favaretto, Nadyr, Raul, Roman, Júlia, Emiko, Tomiko, Selene, Mônica, Loureço, Ilse, Zélia, Magali, Humberto. CEA – Sumiko, Nerice, Solange, Márcia.

2 comentários:

dernacha disse...

Onde ficam? Endereço

dernacha disse...

Onde ficam? Como visitar?