sábado, 6 de novembro de 2010

PHALAENOPSIS AMARELA E ALGUMAS EM TRATAMENTO.


Phal. amabili - Em recuperação a 1 ano

 Ataque de ácaro e tratada com canela - folha nova nascendo.
 Apesar de sofrida não tive coragem de cortar a haste floral.
 A mesma com folha nova.
Phal. rosa striata que melou o miolo, salva com canela, folha nova e saudável.
Eu possuo algumas phalaenopsis e no momento tenho 5 floridas, a mais recente é este exemplar  (florido a 1 mês), bastante saudável não é? Mas nem tudo são flores, algumas que cultivo, em virtude da alta umidade foram atacadas por ácaro e quase perdi duas, uma Phal.amarela caleidoscoio que perdeu quase todas as folhas, mas consegui salvar escovando a única folha que sobrou com uma solução de água e detergente e muita canela no miolo e uma rosa, que melou o miolo, no entanto salva com canela, as demais reverti a situação apenas com escovação e pulverização com óleo de neem.
Posto as fotos de ambas e de uma amabilis que estou recuperando a 1 ano (achei no lixão), agora começou a nascer a primeira folha nova.
As minhas cultivo em vaso transparente com casca de pinus.
Um ponto eu discordo de meus colegas do fórum, não replanto minhas orquídeas que compro ou ganho, prefiro mantê-las em seus vasos de origem, acho muito estressante para a planta ter que adaptar ao novo clima e ao mesmo tempo novo substrato.
No entanto, alguns cuidados de prevenção são tomados: uso dithane (fungicida de contato) e lesmicida.
Ainda falta muito para que eu domine o cultivo, mas até aqui tenho conseguido florações satisfatórias.

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre PHALAENOPSIS acesse: http://www.sob.org.br/phalaeno.htm
http://www.orquidariodatribo.com.br/dica.php?id=1

2 comentários:

Tainá disse...

Essa amarelinha está liinda!!! Um dia quero cultivar assim com tanta técnica!! hauahuhauha
Eu só colocava as bolinhas e aquele líquido, que nem lembro mais o que era, nas minhas! =P
Beijinhoss!

PS: vc pegou a planta no lixo??

MGloriaM disse...

oi Tainá,
Quando você voltar te dou uma amarelinha, ok?
O lixão é aqui perto do trabalho.
beijos.