segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fungicida Caseiro

FUNGICIDA CASEIRO

Francisco Benedito Wiechert

Podemos prevenir certos tipos de fungos e bactérias com uma fórmula caseira muito barata e simples de fazer, à base de casca de cebola, casca de alho e canela em pó. Não se preocupe, pois seu orquidário não ficará cheirando a cebola.

Durante a semana vá juntando em local seco todas as cascas de cebola e alho que forem sendo utilizados na cozinha de sua casa. Quando tiver uma quantidade que preencha um prato de sopa, daqueles bem fundos, aliás quanto mais cascas melhor. Coloque tudo em um balde, acrescentando um pacote de canela em pó e dois litros de água. Deixe em repouso por uma noite. No dia seguinte coe e borrife nas plantas, não se esquecendo de borrifar as folhas por baixo. Esta solução é um fungicida natural, além de espantar formigas, reduzindo também cochinilhas e pulgões.

Outra dica é fazer um caldo forte de casca de cebola e aspergi-lo nas telas a madeiramentos de seu orquidário, evitando o aparecimento de insetos no mesmo. Vale reforçar que não é prejudicial a nossa saúde nem tão pouco à das plantas e animais que possam existir no local.

Francisco Benedito Wiechert é microempresário e orquidófilo filiado à SOB desde 22.02.2000


Comentário:
A calda deverá ser usada totalmente, o que sobrar jogue fora, por que ela fermenta e poderá estourar a garrafa exalando um odor fétido de podre.

4 comentários:

Unknown disse...

qual a temperatura que deve estar a agua para colocar as cascas ?

Unknown disse...

a cada quantois dias devo aplicar essa calda , minhas orquideas estao com fungos , pintas pretas

MGloriaM disse...

Alessandra,

Aplique a calda semanalmente. Porém, sugiro que faça e em seguida use. Não guarde a sobra.
Pelo que você escreveu, entendo que suas plantas precisam de algo mais forte.
Sugiro o combat, óleo de neem, se não conseguir resolver o problema utilize cervobin, que apesar de ser tóxico é eficaz.
Um lembrete: as pintinhas que aparecerem não sairão mais, observe se as folhas novas nascem sadias.
Muita calma e sorte.

MGloriaM disse...

Quanto a temperatura da água, deve ser fria, temperatura ambiente, senão vai queimar as folhas.