Parabéns à todos os apaixonados pela orquidófila e orquidologia.
Todas de minha coleção e floridas em 2016
Neste dia 22 de junho comemoramos o dia do orquidófilo em Homenagem ao Botânico João Barbosa Rodrigues, de naturalidade polêmica, dizem que ele nasceu no Rio de Janeiro e outros em Minas Gerais, no entanto, após pesquisas realizadas não resta dúvida de que ele era CARIOCA.
Mineiro ou Carioca o que importa é conhecer um pouco de sua vida:
Foi criado em Campanha, no estado de Minas Gerais. Retornou ao Rio de Janeiro com sua família em 1858. Primeiramente dedicou-se ao comércio, mas sempre mostrou-se interessado em ciências naturais, colecionando insetos e plantas. Tornou-se professor de desenho e especializou-se em botânica, sob a orientação de Francisco Freire Allemão.
Como engenheiro, destacou-se com a construção da igreja matriz de Alfenas, que teve sua pedra fundamental lançada a 6 de agosto de 1876, sendo inaugurada a 30 de setembro de 1883.
Esteve na Amazônia em uma missão científica do governo imperial (1872-1875). Anos mais tarde organizou e dirigiu, em Manaus, o Jardim Botânico, inaugurado em 1883 sob o patrocínio da Princesa Isabel e extinto após a Proclamação da República.
Em 1890 tornou-se diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro por 19 anos, o qual dirigiu até sua morte. Responsável pela consolidação do caráter científico da Instituição, criou o Herbário, a Biblioteca, o Museu e ampliou e organizou o Arboreto de forma sistemática.
Durante a sua gestão publicou cerca de 100 trabalhos cientificos, incursionando, além da botânica, pelas áreas de geografia, etnologia e antropologia, valendo registrar, ainda, que concedeu e editou a primeira revista cientifica da Instituição.
A análise da sua administração – dinamica, metódica e orientada para a ciência – demostra a atualidade de suas propostas. Foi seguindo a trilha aberta por João Barbosa Rodrigues que o Jardim Botânico do Rio de Janeiro ganhou conceito no mundo cientifico e é hoje, como consequencia natural desta trajetória, a referência para outros jardins botânicos brasileiros.
Classificado como monumento nacional pelo significado cultural, paisagistico e científico e inserido em área definida pela UNESCO como Reserva da Biosfera, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ocupa uma área de 137 ha , das quais 54 ha constituem o Arboreto. Tem como missão “Promover, realizar e divulgar pesquisas técnico-científicas sobre os recursos floristicos do Brasil, visando o conhecimento e a conservação da biodiversidade”, honrando a traidição iniciada por seu criador João Barbosa Rodrigues.
Publicou uma obra de vasta extensão na área de botânica, e uma de suas mais importantes contribuições foi seus trabalhos sobre orquídeas, onde destacamos:
· “ Iconographie des Orchidees du Bresil " (1892), obra dividida em 2 volumes.
Apesar de não haver lei Federal definindo o dia 22 de junho como o Dia Nacional do Orquidófilo, em todo o Brasil as Federações Orquidófilas, bem como, as Associações, Clubes ou Circulos Orquidófilos, comemoram esta data como sendo o Dia do Orquidófilo com exposições, amostras e reuniões.
A visão preservacionista que João Barbosa Rodrigues tinha sobre as orquídeas ganha papel preponderante nos dias de hoje, no que diz respeito na conservação do meio ambiente, pois elas, as Orquídeas, não só devem, mas precisam ser consideradas como “Flag–family”, isto é, são fornecedoras de água, abrigo, sítio de nidificação e de forrageamento, fonte de nutrientes, berçario, etc... para flora e da fauna.
Comemorar o dia do Orquidófilo, não é apenas comemorar uma data. É Comemorar a Vida representada pela Beleza de uma Orquídea, e a cima de tudo comemorar a dedicação de um carioca, um Brasileiro Chamado João Barbosa Rodrigues.
fontes de pesquisas:
http://www.paisagismodigital.com.br/mobile/Blog_Ler.aspx?id=Orquid%C3%A1rio-Jo%C3%A3o-Barbosa-Rodrigues:-Um-mestre-da-Bot%C3%A2nica&in=158
http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v8s0/a06v08s0.pdf
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JoaoBaRo.html
http://www.barbosarodrigues.ufam.edu.br/
http://edmourao.atspace.com/selos12.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário