sexta-feira, 15 de abril de 2016

Peristea elata - Orquídea Paloma ou Flor do Espírito Santo

Imagem capturada na internet



Peristeria Elata é a flor nacional do Panamá, considerada um símbolo do país, é uma orquídea chamada Flor do Espírito Santo ou Orquídea da Pomba.
Seu nome científico é "Peristeria Elata", palavra grega que significa pombo. Recebeu este nome porque dentro de sua flor, o seu miolo tem a for ma bem delineada de uma pomba e suas pétalas são da cor marfim. floresce de julho a outubro e é uma planta terrestre, mas também é encontrada em grandes árvores nas florestas. Quando estas árvores perdem suas folhas, a orquídea aparece e quando ela alcança a sua maturidade, suas flores produzem uma fragrância muito agradável e de longa duração.

Taxonomia

Peristeria é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). Foi proposto por Hooker em Botanical Magazine 58: pl. 3116, em 1831. A espécie tipo é a Peristeria elata Hooker. O nome do gênero vem do grego peristerion, pequeno pombo, em alusão a forma de suas flores que em algo lembram essas aves.Peristeria.
Constitui-se em cerca de uma dezena de robustas espécies epífitas ou terrestres, de crescimento cespitoso, que existem daCosta Rica à floresta Amazônica, no EquadorPeruColômbiaGuianas e norte do Brasil, bem como uma espécie no sudeste brasileiro. No total seis representantes no Brasil.
Trata-se de gênero em tudo muito próximo a Lycomormium. Deste diferencia-se pela sépala dorsal de suas flores que é totalmente livre na base, e por apresentar com labelo trilobado cujo lobo mediano é mais longo que os laterais. Há ainda certa controvérsia se ainflorescência ereta ou arqueada deveria servir como diferença entre estes gêneros, mas parece ter sido critério abandonado em favor das outras diferenças florais.
As plantas em algo lembram Stanhopea, com grandes pseudobulbos ovais ou um tanto cônicos, carnosos, quando novos com Baínhasde consistência membranácea, com uma ou poucas folhas apicais grandes e vistosas, caducas, pseudopecioladas, plicadas, elíptico-lanceoladas, com nervuras espessas, subcoriáceas. A muito curta inflorescência racemosa, basal, rígida, com até flores de tamanho médio aglomeradas, simultâneas, pode ser ereta ou arqueada, mas mais freqüentemente é pendente.
As flores apresentam sépalas e pétalas iguais, côncavas, arredondadas e carnosas, conferindo um aspecto esférico às flores, as sépalas laterais algo concrescidas na base, aspétalas ligeiramente menores. O labelo distintamente dividido em duas partes, uma parte móvel, chamada epiquílio que é articulada à outra parte fixa e carnosa presa à base ou pé da coluna, chamada hipoquílio. A coluna pode apresentar pequenas asas ou aurículas, é espessa e curta, em regra com prolongamento podiforme, antera terminal biloculada contendo duas polínias cerosas sulcadas, quase diretamente presas ao viscídio.

Cultivo:
Ambiente: Quente e úmido.

Luminosidade: Gosta de meia-sombra. O ideal é cultivá-la sob telado com proteção de 50%.

Tipo de substrato: Pode-se usar uma mistura de terra, adubo orgânico, carvão vegetal e pedriscos, bem drenados.

Características: É uma planta terrestre, vigorosa, com pseudobulbos de até 15 centímetros de altura, encimados por uma folha longa de até 80 centímetros de comprimento.

Regas: Diárias em dias quentes e de dois em dois ou três em três dias nos dias frios.
Fonte:
http://sourusso.blogspot.com.br/2013/05/orquidea-pomba-ou-flor-do-espirito-santo.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Peristeria_(orqu%C3%ADdea)

Um comentário:

Coraci Queiroga disse...

Onde posso comprar uma muda dessa orquídea? Meu email cqueiroga@gmail.com.br