sábado, 11 de outubro de 2014

dendrobium nobile - touceiras
















 
Florada 2014.
 
 
  • Nome Científico: Dendrobium nobile
  • Nomes Populares: Olho-de-boneca, Dendróbio
  • Família:
  • Categoria:
  • Clima: , ,
  • Origem:
  • Altura: , ,
  • Luminosidade: ,
  • Ciclo de Vida:

  •  DENDROBIUM NOBILE

    Por: Eduardo Nogueira Graça
    Dendrobium nobile e espécies relacionadas são nativas de Burma, Índia, Tailândia e Indochina. Nestes lugares estas espécies crescem em árvores, desde as planícies até as frias montanhas do Himalaia a elevações de 1.400 metros. As espécies e seus híbridos são extremamente fortes, sobrevivendo a uma forte variação de temperaturas que vão desde condições de forte calor até condições de geada em alguns locais. Se estiverem secas, estas espécies e híbridos sobreviverão a temperaturas de inverno de 1 a 2°C e ainda florescerão em setembro.
     
    - Temperatura e Umidade

     Para a diferenciação do botões florais é importante expor a plantas a baixas temperaturas.
    Os pseudobulbos, os quais crescem na primavera e verão e amadurecem no outono, requerem aproximadamente um mês de baixas temperaturas noturnas. Por esta razão, no outono quando as noites tornam-se mais frias, não tenha pressa para levar as plantas para uma estufa, a menos que haja uma previsão de geada. Deixe-as do lado de fora, no frio, e elas florescerão melhor. Quando em plena florescência, as flores durarão mais se mantidas em um local frio, seco e fora da direta incidência da luz solar. A temperatura noturna de 5 a 10°C é ideal. Regue a planta, o suficiente para manter úmida a superfície do meio, a cada 5 ou 7 dias durante a
    parte mais quente do dia. O meio deverá estar completamente seco antes do anoitecer.
     
    - Luz

     Plantas pequenas não requerem sombra durante o inverno. No entanto, 30 a 40 porcento de msombra será necessário do final da primavera até o outono para se obter um saudável crescimento. Plantas de médio tamanho ou adultas não necessitarão de sombra ( a menos que as folhas comecem a mostrar sinais de queimaduras feitas pelo sol). Plantas cultivadas com uma luminosidade maior crescem mais vigorosas. Onde a brisa do verão é mínima providencie 30 a 40 porcento de sombra durante os meses
    mais quentes.
     
    - Água

    Quando a temperatura começar a se elevar na primavera, comece gradualmente a regar.
    No verão, quando a temperatura é alta e a luz solar é intensa, rege quase todo dia para que as plantas não se desidratem. No final de maio, quando a temperatura começa a cair, comece a reduzir gradualmente as regas. Quando a temperatura cair abaixo de 10°C, regue somente o suficiente para evitar que as canas fiquem enrugadas. Quando a temperatura cair abaixo de 5°C mantenha as plantas secas. É muito importante que as plantas estejam secas ao anoitecer.
     
    - Fertilização
    Um fertilizante fraco em nitrogênio é ideal para plantas adultas. Evite fertilizar as plantas depois de fevereiro para garantir uma boa floração. Para plantas pequenas, e onde a temperatura de inverno cai abaixo de 7°C, aplique um fertilizante com alta porcentagem de
    nitrogênio quando a temperatura se elevar acima de 15°C (setembro -outubro). Se a temperatura noturna é superior a 10°C, comece a fertilizar em julho. O meio mais fácil de fertilizar plantas pequenas é utilizar de fertilizantes timed-release que são eficazes por mais
    de 6 meses. É preciso, contudo, se ter em mente que orquídeas são plantas de crescimento bastante lento, portanto é melhor fertilizar mais vezes com uma solução bastante diluída.
    Doses fortes podem por em perigo a saúde das plantas.
     
    - Vasos e Substrato

     Xaxim é um substrato fácil de ser encontrado e talvez o mais indicado no Brasil para estas plantas. O substrato deve reter alguma umidade, mas não deve ficar encharcado, por isso é importante colocar alguns cacos de vasos ou telhas no fundo dos vasos visando possibilitarque a água drene rapidamente.
    Os vasos de barro são recomendados para substratos que retêm mais umidade. E os de plásticos para aqueles que retêm menos umidade. Os seguintes tamanhos são apropriados:
    - Plantas pequenas até 8 cm de altura: use vasos de 7 cm de diâmetro
    - Plantas de 13 cm de altura: use vasos de 9 cm de diâmetro
    - Plantas de mais de 25 cm de altura: use vasos de 11 cm de diâmetro

    Vasos muito grandes não ajudam no crescimento de plantas pequenas.
    Quando a temperatura noturna se mantiver acima de 12°C, comece a replantar as plantas pequenas que já necessitem de um vaso maior e também as plantas adultas que tenham terminado de florir e que também estejam necessitando de um transplante devido ao porte
    ou a deterioração do substrato. Adie a transplante enquanto as baixas temperaturas prevalecerem. Para replantar, remova o substrato que esteja deteriorado e as raízes secas, mas seja cuidadoso para não danificar as raízes vivas. Replante em um vaso um tamanho maior que o atual. Se o quantidade de raízes tiver decrescido devido a remoção das raízes mortas coloque a planta em um vaso menor.
    Plantas com mais de 7 ou 8 pseudobulbos podem ser divididas, no entanto isto não é necessário. A divisão de plantas com somente 4 ou 5 pseudobulbos retardam o crescimento da planta no ano seguinte. Transplante pequenas ou medias plantas que tenham terminado de florir somente quando o vaso tenha se tornado muito pequeno para suportar o peso de suas canas. A melhor época para se transplantar é quando as frentes novas estão com 10 a 15 cm de altura. As novas raízes destas novas frentes rapidamente irão se fixar no novo substrato. Não replante quando as novas frentes não estão crescendo ou a planta tenha parado de crescer. Depois de replantar. mantenha o substrato relativamente seco por duas
    semanas. Rege uma vez a cada 3 ou 4 dias, o suficiente para manter a superfície do meio úmida. Quando novas raízes aparecerem providencie abundante água que deve drenar rapidamente pelo fundo do vaso. Deixe as plantas em 40 porcento de sombra por 3 sem.após o transplante.
    Na primavera e começo do verão, keikis (pequenas plantinhas que surgem nas partes mais altas das canas) podem aparecer devido a danos no sistema radicular ou a excessiva fertilização por nitrogênio. Keikis produzidos na primavera produzirão pequenos pseudobulbos que ficarão maduros durante o verão. Quando as raízes estiverem com 7 a 9 cm remova o keiki, lave ele em água para amolecer as raízes e então plante-o em um vaso de 8 cm de diâmetro ou maior dependendo do tamanho do keiki. Se novas frentes sugirem na base de um pseudobulbo que esteja simultaneamente desenvolvendo um keiki, remova o keiki para encorajar o desenvolvimento da frente principal.
     
    - Produzindo Flores
    Pobre florescência em robustas canas e a formação de keikis é o problema mais comum com Dendrobium nobile. A solução é providenciar plena luz para plantas adultas. Se houver uma constante circulação de ar as plantas podem ser crescidas a pleno sol, até no verão. No Hawaii, as plantas são cultivadas a pleno sol com sucesso. Se a circulação de ar for inadequada, providencie 30 a 40 porcento de sombra durante os meses mais quentes para prevenir queimaduras nas folhas. De março em diante coloque as plantas diretamente ao sol para produzir fortes canas e folhas e prepara-las para florescer.
    Este texto foi baseado em grande parte no texto escrito por Jiro Yamamoto, para o livro "Growing Orchids" um manual de cultura produzido pela Americam Orchid Society em 1993. Jiro Yamamoto é um conceituado produtor de orquídeas que se tornou reconhecido internacionalmente pela excelente qualidade dos seus híbridos de Dendrobium nobile. Ele é proprietário da Yamamoto Dendrobiums em Mountain View, Hawaii, USA.

    Nenhum comentário: