sábado, 10 de novembro de 2012

Cattleya loddigesii alba



 
O exemplar da foto foi adquirido no stand do Orquidário Binot, na última exposição no Jardim Botânico - RJ, primeira floração, não é nada de especial, mas espero conseguir  com o meu cultivo, melhorar a próxima floração.
 
Orquídea epífita de pseudobulbos longos, finos e cilíndricos, bifoliares, com altura média de 30 cm, é nativa do sudeste do Brasil até o Paraguay. A inflorescência surge do ápice do pseudobulbo portando de 2 a 6 flores medindo cerca de 12 cm de diâmetro cada. Pétalas e sépalas podem variar do tom rosa claro até lilás suave e labelo meio curvado sobre a coluna como na Cattleya violácea, apresentando coloração que varia do rosa escuro ao claro, e disco de coloração branca. Floresce entre verão e inverno, pode ser plantada em vasos com substrato preferencialmente de lascas de madeira, drenados e arejados. No período de desenvolvimento e enraizamento colocar junto da base do pseudobulbo pequena porção de esfagno ou coco desfibrado para assegurar maior umidade, principalmente se cultivada em região de clima mais quente.
 
Classificação- Gênero: Cattleya Lindley; Espécie: Cattleya loddigesii Lindley; Etimologia: Cattleya, latinização do sobrenome do homenageado horticultor inglês Willian Cattley, conhecido do meio orquidófilo europeu no século XIX. Epíteto: loddigesii, latinização do sobrenome do homenageado Joachim Conrad Loddiges (1738 – 1826), outro conhecido horticultor e botânico inglês de origem alemã.
 
Fonte:
http://www.orquidariocuiaba.com.br/fichas-de-orquideas/cattleya-loddigesii-lindley/
 

Nenhum comentário: