quinta-feira, 21 de julho de 2011

INVERNO - DICA DE CULTIVO - RIO DE JANEIRO

Em cada estação do ano as orquídeas necessitam de tratamento diferenciado e no inverno algumas entram em dormência, seu ritmo diminuí em relação às outras estações.
A dormência é visível, basta observar que não emitem tantas raízes e brotos como de costume, nesta estação a adubação deve ser reduzida, se possível suspensa para evitar danos as plantas.
Por sua vez, a atenção aumenta na prevenção de cochonilhas, ácaros e outros ataques típicos da estação.

Em visita ao site da OrquidaRio encontrei uma dica maravilhosa do Sr. Ricardo Figueiredo (Presidente da Instituição) para os orquidófilos  da cidade do Rio de Janeiro, que transcrevo abaixo com os devidos créditos:

DICAS DE CULTIVO

Quem nos dá as dicas de cultivo desta vez é o nosso
presidente, Ricardo Figueiredo:

Com a chegada do inverno, a rotina de irrigação e adubação deve ser modificada.
O frio e os dias mais curtos fazem com que o substrato retenha umidade por mais tempo, e quando há o excesso de rega, teremos um facilitador para instalação de fungos e apodrecimento de raízes. Devemos nos lembrar que no inverno o interior do Brasil é seco e chove muito pouco, aqui no estado do Rio de Janeiro, basta atravessar a Serra do Mar, para constatarmos essa situação climática; já aqui na cidade do Rio de Janeiro qualquer entrada de frente fria vem acompanhada de chuva, é neste momento que devemos tomar os seguintes cuidados: orquídeas espécies de interior deverão receber pouca rega e se estiverem ao relento regaremos menos ainda; as híbridas também deverão ter sua irrigação reduzida. Nesta época maioria das plantas estão em fase de floração ou em descanso, veremos poucas plantas desenvolvendo brotação nova e crescimento radicular, a orquídea neste momento necessita de poucos nutrientes, com isso devemos diminuir a adubação. O excesso de adubação numa época de clima seco causará intoxicação com mais facilidade. O principal segredo é observar sua planta comparando com situações em outras épocas.

Tenham um bom cultivo. (Contribuição de Ricardo Figueiredo).
Boletim OrquidaRio Ano 13 - edição nº 2 - Abril/Junho 2011.

Nenhum comentário: