terça-feira, 17 de maio de 2011

Laeliocattleya aloha case coeruela



Floração 10 de maio de 2011.

A planta da foto foi fixada em 2009, no tronco de um ficus doméstico (aquelas árvores  rendondinhas que enfeitam varandas, jardins e passeios públicos) se adaptou muito bem e se transformou numa touceirinha.
Em junho de 2010 floriu em junho com apenas 1 flor e neste ano está florindo em maio também com 1 flor  (foto), no entanto, me parece que florirá em duas frentes, vamos aguardar.

 Informações Técnicas:

Este híbrido é um cruzamento da Lc. Mini Purple com C. walkeriana, sendo a Lc. Mini Purple  um híbrido primário (Laelia pumila X Cattleya walkeriana) registrado em 1965, cruzamento feito com as formas cerúleas dos progenitores e a Cattleya walkeriana uma espécie brasileira descoberta por Gardner, em 1839, próximo ao rio São Francisco (MG). Seu nome foi dado em homenagem ao seu fiel assistente, Edward Walker, que o acompanhou em sua segunda viagem ao Brasil a serviço do Jardim Botânico do Ceilão, no Sri Lanka.

A LC  aloha case coeruela é uma planta compacta, que forma touceira muito rápido, sua flor é muito grande em relação a seu tamanho e também muito perfumada.
A floração ocorre no fim do outono, após um breve período de dormência, quando um novo broto cresce e de dentro da nova folha, sem espata, o botão emerge.

Meu cultivo:

Como mencionei acima, ela está fixada no galho de um fícus, por isso é regada quase que diariamente, recebe adubação quinzenal com fish fértil endure e ainda se beneficia dos detritos (folhas secas e em decomposição)da própria árvore.
Para evitar pragas e doenças na árvore que resultaria na perda da planta, aplico quinzenalmente na árvore toda óleo de neem e 1 vez por mês dithany, mesmo assim, todo ano quando os botões começam emergir de dentro da folha nova, as lagartas insistem em aparecer para tirar meu sono.
A luminosidade que recebe poderia ser identificada como meia sombra, recebendo a luz solar filtrada e de forma indireta, pois está protegida pelas folhas.

Dica:

Uma plantinha muito boa de cultivar, classifico como de fácil cultivo.
Em lugares de inverno rigoroso ela apresenta um período longo de dormência, mesmo assim se adapta com facilidade, desde que observadas as demais exigências: luminosidade, umidade e adubação.

2 comentários:

Ana Maria Rodrigues disse...

Uma ideia muito engraçada cultivar no tronco de um ficus uma orquidia, nunca me passaria pela cabeça. Parabéns a flor é linda.

Anônimo disse...

Boa noite....

Excelente seu blog.
Gostaria de saber se a Sra. tem corte da Lc.Aloha case coerulea para venda ou troca.
Tenho no meu orquidário, se for do seu interesse, C.nobilior coerulea,C.Dolosa coerulea e semi-alba e Walkeriana tipo de boa forma.

Meu email:schwacke@ig.com.br

Grande abraço.
Saúde e Paz!!!!
Alexander -RJ