segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Rodriguezia venusta



Essa espécie é uma daquelas que eu não tenho a menor idéia de como cultiva, então, amarrei na árvore (com meia calça) que fica dentro da jardineira  (na varanda), acho que ela gostou e me presenteou com duas hastes floridas.
Floração iniciada em 3 de Janeiro de 2011, com duas hastes a da esquerda com 5 flores e a da frente  com 8 flores.

Rodriguezia venusta.Espécie que vive nas matas do litoral brasileiro, de Pernambuco ao Rio Grande do Sul. Pseudobulbos compridos sustentando duas a três folhas estreitas e coriáceas de 15 cm de comprimento a de cor verde-claro. Flores muito perfumadas que formam graciosos racimos recurvados. Pétalas e sépalas de cor branco-leitosa, labelo bem encrespado dotado de mácula amarela. É altamente decorativa. Floresce em outubro e Novembro.
Rodriguezia: gênero classificado por Ruiz e Pavón, em 1794. Nome dado em homenagem a Manoel Rodrigues, botânico espanhol e contemporâneo dos exploradores Ruiz e Pavón. Encontra-se na subfamília Yonopsideae. Gênero de pequenas plantas que vegetam da Costa Rica até o Brasil e o Peru. Tem 30 espécies e são epífitas.

Pelo que pesquisei e observei elas gostam de sombra e água fresca.
A minha fica no galho fino da árvore recebe luminosidade em torno de 30%, local bastante úmido em função da terra do vaso onde a árvore está plantada.
A adubação segue a mesma das outras, fish fértil quinzenal, superthrive (1 gota em 4 litros de água) 1 vez por mês.
Como mencionei antes, estamos nos conhecendo.
Floração seria entre Outubro e Novembro, pelo visto a minha  atrasou.

Fontes:

Nenhum comentário: