domingo, 11 de novembro de 2018

Huntleya meleagris



Huntleya  é um gênero botânico da família Orchidaceae, proposto em 1837 pelo botânico inglês John Lindley (1799 – 1865). Este nome é uma homenagem a outro orquidófilo inglês do século XIX, oReverendo J.T. Huntley.
Este gênero é composto por 14 espécies originárias da América Central e América do Sul, onde vegetam de forma epífita e eventualmente humícola, em locais de grande umidade, onde o solo apresenta água empoçada, ou junto a lagos, rios e várzeas, pois não apresentam pseudobulbos para armazenamento de água e nutrientes.
Apenas duas espécies ocorrem no Brasil segundo a lista da flora brasileira publicada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro: Huntleya lucida e Huntleya meleagris, que é a planta do dia.
Trata-se de uma planta maravilhosa com lindíssimas flores que, por seu formato, são conhecidas popularmente como “Estrela da República” e, por sua consistência cerosa como “Flor de Couro”.
Esta planta é originária de uma grande área que compreende a região norte do continente sul-americano e as regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. Em nosso país podemos encontrar esta planta vegetando de forma epífita em matas úmidas e sombrias de nossa Mata Atlântica, em altitudes que variam de 600 a 1300 metros.
Anteriormente foi classificada como Batemania meleagris; Batemannia meleagris var. albidofulva; Huntleya albidofulva; Zygopetalum meleagris e  Zygopetalum meleagris var. albido-fulvum.
Esta planta, de crescimento simpodial, possui rizoma robusto, ramificado e rastejante, com raízes velamentosas, que normalmente surgem da axila das folhas. É uma planta desprovida de pseudobulbos, e as folhas brotam do rizoma de forma agrupada e dispostas em forma de leque. Por este formato, é comum que esta orquídea seja confundida com bromélias do gênero Vriesea, um dos tantos da família Bromeliaceae.
Estas folhas são finas e lanceoladas, medindo entre 20 e 35cm de comprimento por 3cm de largura. A inflorescência surge da base da planta, portando uma flor solitária de textura brilhante e cerosa, com diâmetro entre 7 e 10cm.
O colorido desta flor é estupendo, porém muito difícil de definir. Sépalas, pétalas e labelo pintados com uma magnífica combinação de marrom-avermelhado, amarelo e branco.
Planta fácil de cultivar. Seguem algumas dicas:
  • Huntleya meleagris pode ser cultivada em cascas ou troncos de árvores, desde que não sejam pequenos. O rizoma rastejante desta planta cresce e avança rapidamente sobre a superfície.
  • Pode também ser cultivado em vasos de plástico ou caixetas de madeira, utilizando o uso de um substrato confeccionado com partes iguais de casca de pinus, esfagno e carvão vegetal.
  • Sugiro ainda um cultivo com 50% de sombreamento e temperaturas entre 5 e 35 graus.
  • Cuidado com a drenagem. Não deixe acumular água no fundo do vaso.
  • Assim como no cultivo das Phalaenopsis, evite também o acúmulo de água na coroa formada pelas folhas da Huntleya, para evitar a proliferação de fungos e bactérias.
Floresce no verão, e sua floração dura em torno de 30 dias.
Fonte:https://www.google.com/amp/s/orquideasjph.wordpress.com/2016/12/09/huntleya-meleagris/amp/

Nenhum comentário: