sábado, 5 de outubro de 2013

Zygostates lunata







Zygostates é um género botânico pertencente à família das orquídeas (Orchidaceae). O gênero Zygostates foi proposto por John Lindley em Edwards's Botanical Register 23: ad 1927, em 1837, ao descrever duas espécies, Zygostates lunata e Zygostates cornuta. O nome do gênero refere-se à base da coluna que parece possuir escamas.

O antigo gênero Dipteranthus foi transformado em subgênero subordinado, a Zygostates. As principais diferença entre os dois citados gêneros é e rostro, ou prolongamento em bico, daantera, presentes em um e ausentes no outro. Em ambos, como em diversos outros gêneros do clado de Ornithocephalus, as flores apresentam dois estaminóides lineares alongados aos lados da base da coluna.
O grupo formado pelos antigos Dipteranthus, tanto pelo porte vegetativo, com folhasequitantes em leque, transversalmente chatas, e sem pseudobulbos, como pela estrutura das flores, constitui-se de espécies extremamente parecidas com Ornithocephalus, decoluna com rostelo, e antera com conetivo comprido.
O outro grupo, as originais Zygostates, possui folhas aplanadas sobre pseudobulbospequenos mas desenvolvidos e bem evidentes, lembrando mais NotyliaMacradenia eWarmingia com folhas planas em sentido horizontal ou comum. A estrutura do labelo dessasflores é bastante complicada, sempre de labelo inteiro. A coluna apresenta rostelo curto ou nulo.

5 comentários:

Zilnete Antunes disse...

Oi amiga,Gloria!!!!
Lembra-se de mim???? Rsrsrs!!! Acho que não!!!
Sou a Bina!!!
Estou vendo que os ares da serra, fizeram bem as suas meninas!!!! Estão lindas!!!
Aqui em casa a coisa está feia, eu sem tempo e as cochonilhas atacando sem dó!!!
Eu tb fiz um blog!!! http://binacombina.blogspot.com.br/ Qdo puder apareça para me visitar!!! Estou com saudades!!!
Bjos!!!!

Anônimo disse...

Glória, sou nova no trato com orquídeas. Espero não errar muito feio. Adquiri minha phalenopsis há uma semana e gostaria muuuuito de saber qual adubo devo usar e se vai no substrato ou nas folhas. Já li que não seria bom por nas folhas pra não juntar umidade nas axilas. Mas se cuidar pra não acumular... Será? Ela está dentro de casa, em porto Alegre. Se puderes me ajudar ficarei muito agradecida. Abraço, Susana..

MGloriaM disse...

Susana
Obrigada por visitar o blog.

Eu facilitei bastante o cultivo de inhas plantas, uso adubo orgânico okashi mensalmente, que adquiro no orquidário Santa Clara e osmocote 10-10-10 de três em três meses.
Desta forma quando realizo as regas, as plantas se alimentam quando necessitam.
espero ter ajudado
dica:
http://orquidariorecreio.blogspot.com.br/2013/08/phalaenopsis-alba.html

Anônimo disse...

Ajudou muito Glória! Vou tentar achar os adubos mencionados. Obrigada, Susana.

GALLERANI_ORQUÍDEAS disse...

Olá visitei o blog hoje e notei essa planta, não é o Zygostates lunata, provavelmente é uma Gomesa, de uma certificada, haaa estou seguido o blog, visite o meu Gallerani orquídeas.
Abç