sexta-feira, 26 de abril de 2013

Miltonia clowesii




floração abril/2013

Miltonia clowesii é uma espécie de orquídea terrestre pertencente à família das Orquidáceas. As plantas são encontradas nos estados brasileiros deMinas GeraisRio de Janeiro e Espírito Santo, no solo e nas árvores dos bosques das regiões de montanha em altitudes que variam de 300 a 1000 metros.

Cultivo

Crescem em condições intermediarias com luz moderada durante o verão e alta luminosidade durante o inverno. Durante o período de vegetação, a alta umidade é essencial para o êxito do cultivo. Os vasos não devem ficar completamente secos e tem que ter drenagem suficiente para evitar o apodrecimento da raiz. Deve borrifar as plantas com frequência, se possível pela manhã, para imitar o nevoeiro do seu habitat natural.

MEU CULTIVO

Cultivada em clima de altitude, em vaso de barro, como substrato uso brita zero e casca de pinus.
A adubação é mensal com okashi e trimestralmente viagra da AOESP.
Para evitar fungos e bactérias borrifo calda bordalesa.
Como as cochonilhas nunca abandonam totalmente as plantas, Forth defender e Dimy ajudam bastante.
Em relação as regas são feitas de forma natural, apenas chuva e sereno. Não coloquei plástico no orquidário.

Dica: O plástico agrícola ajuda bastante a controlar queima nas folhas e excesso de chuva que apodrecem as raízes, por esta razão optei pela brita zero.

[editar]

4 comentários:

Unknown disse...

Sempre tive vontade de ter uma Clowesii, um dia vou ter ela é linda.
abraços

Anônimo disse...

Acho que a matéria está errada na questão terrestre, pois essa orquídea é epífita

MGloriaM disse...

Prezado, apenas, fiz um arrazoado a respeito das condições da espécie na natureza, não tendo afirmado que ela é terrestre. Apenas que são encontradas no chão das matas e nas árvores. Existem orquidaceas que se desenvolvem no solo das matas, sob detritos de galhos, folhas sem que com isso deixem de ser epifitas.

Devanis disse...

Concordo plenamente! Aqui no Espírito Santo (Domingos Martins), em uma residência, tem uma touceira em um tronco, fincado no chão. Ela não tem seu suporte terrestre, mas por ser tão grande a touceira, da a impressão que está.