sábado, 26 de maio de 2012

Oncidium - Chuva de Ouro



Foto e cultivo MGloriaM

O Oncidium da foto esta fixado num tronco de eucalipto, aqueles que usamos na lareira, o seu cultivo é basicamente livre na natureza, sem qualquer adubação, recebe o sereno, águas da chuva e nada mais.
Durante 2 anos foi cultivado ao nível do mar, clima quente e com adubação frequente. No entanto, nunca floriu. Em setembro do ano passado foi trazido para clima de altitude e literalmente largado no pinheiro.
Com isso, afirmo que eles gostam mesmo de clima frio, altitude e livre na natureza.

Uma boa forma de cultivo é ensinada pelo grande orquidófilo Carlos Keller, em seu site:

......................................................... 

Um pouco sobre o gênero Oncidium

Nome Técnico: Oncidium
Nomes Populares : orquídea chuva-de-ouro
Família : Orchidaceae 

Descrição:

Planta herbácea perene de hábito epífita com altura em torno de 35 cm, de pseudobulbos curtos e ovalados e duas folhas estreitas e flexíveis por bulbo.
As flores amarelas são pequenas, de 1,5cm x 2,0 cm, reunidas em grande panícula sobre haste de 90 cm, que surgem no final da primavera nos estados do sul do país e duram cerca de 15 dias, conforme a temperatura da época.

O gênero Oncidium é exclusivo do continente americano, onde pode ser encontrado em toda parte, da Argentina ao México, do litoral brasileiro à Cordilheira dos Andes, em ambientes quentes e frios, secos e úmidos, sobre árvores, sobre pedras, diretamente no solo, em campos abertos e no interior das matas. Enfim, em praticamente todos os ambientes onde podem ocorrer Orquídeas no nosso continente, existe Oncidium.

Cultivo

É impossível estabelecer regras de cultivo que sirvam para todo Oncidium, mas de um modo geral podemos dizer que eles preferem viver em locais com muita luminosidade, e que grande parte deles aceita bem algumas horas de sol por dia.
Podemos também dizer que preferem ficar com suas raízes mais secas a receber água em excesso, embora quase todos eles aceitem um bom índice de umidade do ar, principalmente à noite.


De um modo geral, os Oncidium respondem muito bem a uma boa adubação, aceitando tanto os adubos químicos como os orgânicos.
Quando plantados em placas ou em árvores, podemos utilizar a adubação orgânica na forma de saches.
São plantas fáceis de serem replantadas e podem facilmente ser dividida para a obtenção de novas mudas, mas certamente o efeito visual de uma planta adulta e com várias frentes, apresentando diversas hastes florais simultâneas, é infinitamente melhor que o de uma pequena planta com apenas uma haste floral. Pense nisto antes de querer dividir suas plantas.

Fonte:

Um comentário:

Simone disse...

Parabéns pelo blog....bem estruturado, com fonte de pesquisa atualizada. Obrigada...aprendi muito.. Abraços