sexta-feira, 8 de abril de 2011

DOENÇAS EM ORQUÍDEAS - NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

As orquídeas causam suspiros com suas floradas exuberantes, mas nem de só de flores vivem os orquidófilos de uma ou muitos exemplares, todo ano, novos desafios deverão ser vencidos antes de uma nova florada.
O maior medo de todo cultivador, seja por hobby ou comercial é um só os vírus, as bactérias, os predadores naturais ou acidentais que de forma muito rápida pode dizimar um belo exemplar de estimação.
Ao menor sinal de uma lesão nas folhas, um broto que seca, um pseudobulbo ressequido ou mesmo com manchas suspeitas, logo se imagina ser fusarium, antracnose, canela seca, cochonilha, nematóide e uma infinidades de outras doenças ou pragas, mesmo quando se trata de uma lesão provocada por manejo de forma incorreta.
Em minhas pesquisas para conseguir entender mais sobre o assunto, que por sinal nunca se esgota, encontrei uma belíssima dissertação elaborada pelo agrônomo Everaldo Hans Studt Klein - UFRRJ, em sua tese de mestrado.
Um trabalho bastante didático, de fácil leitura, que ajudará a dirimir nossas dúvidas e aprender cada vez mais a respeito desses seres que muitas vezes tira o sono dos iniciantes e experts na orquidofilia.
No mencionado achado o Ilustre Mestre disserta dentre vários temas, as doenças em orquídeas no Estado do Rio de Janeiro.
Ao todo são 94 páginas de pura informação.
Boa leitura.


Acesse o link abaixo para conferir minha dica.
http://www.ufrrj.br/posgrad/PPFBA/paginas/docs_dissertacoes/2008EveraldoHansStudtKlein.pdf

Um comentário:

Everaldo Hans S Klein disse...

Prezada Mglorian

Agradeço os comentários feitos a minha tese de mestrado e me coloco a disposição de todos para quaisquer esclarecimentos e informações sobre doenças em orquídeas.

Um abraço a todos,

Everaldo Hans S. Klein
Agrônomo