quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cattleya portia

A planta do avatar é uma Cattleya portia, um híbrido muito antigo (registrado em l897) entre Cattleya bowringiana originária de Belize e Guatemala e Cattleya labiata (originária dos estados do nordeste brasileiro - Alagoas, Ceará, Paraíba e Pernambuco).
Planta fácil de ser cultivada porque ambas as espécies não são difíceis de cultivar. Precisa de clima temperado ou um pouco mais quente e uma boa luminosidade. Precisa de ambiente bem ventilado e ser bastante regada durante a primavera e o verão. Se cultivada em condições ideais (perfeito equilíbrio de luz, umidade, temperatura, rega e adubação), rapidamente torna-se uma planta de crescimento vigoroso.
Uso como substrato o mix do orquidário 4 estações e plantei em vaso de barro, sendo ela uma planta vigorosa de crescimento abundante, praticamente tenho que colocar em vasos maiores a cada ano.
Para se ter uma idéia, chega a florescer de várias frentes ao mesmo tempo, já ocorreu de florir sem espata, com os botões emergindo de dentro das folhas. Por isso, muito cuidado e observação.
Quanto a adubação uso a mesma em todas as plantas: fish fértil endure, osmocote - manutenção de 3 em  3 meses.
Uma curiosidade: no fim do outono e durante todo o inverno recebe sol direto e não causa dano as folhas.
Muito boa para iniciantes.

Nenhum comentário: