quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

FERTILIZANTE NATURAL

Enquanto aguardo as florações de várias espécies, resolvi posta uma receitinha simples , de um adubo natural chamado bokashi, antes vamos conhecer através da EMBRAPA, um pouco sobre ele:


foto capturada na internet (crédito abaixo)
O que é bokashi?
É um produto agrícola de baixo custo, saudável para o produtor e consumidor e não agressivo ao meio ambiente, obtido a partir de uma mistura vegetal fermentada com microorganismos eficazes.
Para que serve?
O principal objetivo de se utilizar o Bokashi é promover o equilíbrio biológico do solo, que, por sua vez irá melhorar suas condições físicas (proporcionando a formação de agregados, aumentando a capacidade do solo armazenar água e drenar o excesso, minimizando os riscos da erosão), químicas (diminuindo as perdas por lixiviação e promovendo maior disponibilização de nutrientes a partir da fermentação da matéria orgânica disponibilizada pela adubação verde) e sanitárias (diminuição das populações de fitopatógenos do solo).
 Para os que se animaram deixo a receitinha e mão na massa.

FERTILIZANTE NATURAL

Ingredientes:
200g de Torta de Mamona
200g de Farinha de Osso
200g Calcio de Ostra ou Calcário de ostra.
200g Esterco de Galinha
10g de Fermento em Pó( de preferencia Dr Otker) usado pra fazer pão.
30g de Ganulado 20/20/20 (NPK) pode ser o biofétil.
Farinha e trigo qsp
Água qsp


PREPARO:
1º PASSO- É melhor peneirar todos os ingredientes separadamente.
2º PASSO- Em uma bacia misture todos os ingredientes menos o trigo adicionando água em pequenas quantidades até formar um mingau ( aproximadamente 3 xícaras).
3º PASSO- Coloque a farinha de trigo aos poucos até a massa ficar bem unida á ponto de sovar igual a massa de pão. ( o trigo não tem medida, vai depender da qtidade de água que colocou e da umidade dos ingredientes). Esta medida gira entorno de mais ou menos 400g. Misture tudo mto bem pra que a massa fique bem homeogenea.
4º PASSO- Faça cordões da massa mais ou menos da largura de dois dedos. Corte do tamanho de um docinho de festa gordinho. Desta forma renderá mais ou menos de 130 a 150 bolinhas.
5º PASSO- Vai fazendo as bolinhas e colocando em uma bandeja forradas com folhas de jornal ou folhar de papel toalha. elas vão soltando água. Leveás ao sol até firarem bem secas. Depois de secas acondicione elas em uma recipiente com tampa de preferencia em um vidro com tampas.

Dicas: Usar uma bolinha em um vaso de tamanho mais ou meno de 15cm ou duas bolinhas em vasos maiores. Elas durarão em torno de mais ou menos dois meses dependendo das regas. Depois de dissolvidas coloque outra bolinha no vaso em outra parte do vaso de preferencia do lado oposto ao lugar em que estava a outra.
O bokashi pode ser colocados proximos da raizes, ele não provoca quimaduras nas raizes e nem as plantas.
Cuidados com os animais domesticos, pois por causa da farinha de osso os animais são atraidos pelo cheiro. E a torta de mamoda é extremamente toxica e pode matar animais e crianças.
CUIDADO.

Boa sorte à todos.


Fontes:
EMBRAPA - http://www.cpafro.embrapa.br/media/arquivos/publicacoes/folder_bokashi_.pdf
Foto capturada em:http://mungoverde.blogspot.com/2008/09/bokashi-caseiro.html
Receita: fornecida por Luciana Figueiredo ao Fórum A Orquídea. http://www.aorquidea.com.br/forum/viewtopic.php?t=6451

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita.